O Centro de Pastoral Juvenil Comboniano da Maia, na Cidade da Maia, será o local de acolhimento de 160 peregrinos de várias nacionalidades durante a semana anterior à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Estes jovens serão convidados a participar nas tarefas diárias e a serem protagonistas de momentos de animação e oração.
Entre os peregrinos esperados encontram-se jovens de Portugal, um grupo de Macau acompanhado por um comboniano, 31 jovens da comunidade hispânica da Virgínia, nos EUA, 15 italianos que colaboram com a pastoral juvenil e vocacional, 32 peregrinos de Espanha e um jovem alemão em discernimento vocacional. A estadia desses peregrinos será precedida pelo “WYCG – World Youth Comboni Gathering”, uma pré-jornada da família comboniana.
O padre Filipe Resende, responsável pelo centro, destaca que será um desafio coordenar as chegadas dos jovens, mas que a casa da Maia está preparada para receber 100 deles em camas e os restantes ficarão em regime de acantonamento. Além disso, uma equipa de 13 voluntários estará encarregada da logística necessária, contando também com o apoio de particulares, empresas e da comunidade local para as despesas durante esses dias.