A Fábrica Nortenha trouxe ouro, prata e bronze do conceituado Barcelona Beer Challange.
Ouro, prata e bronze. Foi assim que a Nortada foi distinguida na sexta edição do prestigiado Barcelona Beer Challenge, um dos principais concursos de cerveja da Europa. Na edição de 2021 estavam inscritas 232 cervejeiras, provenientes um pouco de todo o mundo, para um total de 1167 cervejas a concurso.
A Cerveja Nortada trouxe para Portugal três prémios, em três diferentes categorias: medalha de ouro, com a Quadrupel (Belgian Dark Strong Ale), medalha de prata com a Cherry Bomb, uma sour com adição massiva de cerejas e medalha de bronze para a Wee Heavy, de estilo escocês, que competiu no grupo de estilos British Strong Ale.
De sublinhar que estas distinções acontecem em estilos provenientes das mais tradicionais escolas cervejeiras, como a escola belga, alemã e britânica.
As três cervejas medalhadas fizeram parte do projeto “12 meses, 12 cervejas”, com o qual a cerveja Nortada começou o ano de 2020. Com este desafio, a marca comprometeu-se a lançar uma cerveja nova por mês, durante todo o ano.
Mesmo durante um ano atípico, foi criada uma nova cerveja todos os meses, sendo elas produto do trabalho e da pesquisa de uma equipa de produção, orientada pelos Mestres Cervejeiros Diana Canas e Ramón Garcia. Para a elaboração dos rótulos destas novas cervejas, a Nortada contou igualmente com o contributo de doze artistas, um por cada edição.