Natural da Maia, foi distinguida com uma estrela Michelin pelo seu restaurante em Lisboa. A gala foi realizada na Alfândega do Porto.
A gastronomia maiata viveu esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, uma noite histórica com a atribuição de uma estrela Michelin à chef Marlene Vieira, natural da Maia, mais particularmente da freguesia de Nogueira e Silva Escura. O restaurante Marlene, aberto em 2022, em Santa Apolónia, Lisboa, foi distinguido na cerimónia realizada na Alfândega do Porto.
Marlene Vieira, que iniciou a sua carreira aos 12 anos, quando pediu aos pais para trabalhar num restaurante durante as férias de verão, construiu um percurso de sucesso que a levou a cozinhas de Nova Iorque e hotéis de cinco estrelas em Portugal. Em 2009, tornou-se uma das primeiras mulheres a participar no concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Agora, torna-se a primeira chef portuguesa, em cerca de 30 anos, a conquistar uma estrela Michelin.
A seleção do Guia Michelin Portugal 2025 destaca a crescente excelência da gastronomia nacional. A nova edição do guia inclui oito restaurantes com duas estrelas Michelin, 38 com uma estrela (dos quais oito são estreantes), além de seis estabelecimentos distinguidos com a Estrela Verde pela sua abordagem sustentável. No segmento Bib Gourmand, que destaca restaurantes com excelente relação qualidade-preço, foram incluídos 28 espaços, com cinco novas entradas. Ao todo, 116 restaurantes foram recomendados, dos quais 35 fazem parte da lista pela primeira vez.