Christian Atsu, antigo jogador de futebol que alinhou pelo FC Porto e Rio Ave, foi encontrado morto nos escombros do prédio onde morava na província turca de Hatay. Tinha 31 anos e estava atualmente a jogar no clube turco Hatayspor. O corpo foi encontrado quase duas semanas após o prédio onde morava ter desabado, durante o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria.
O agente de Atsu confirmou que o corpo foi encontrado pelos trabalhadores de resgate. O telefone do jogador também foi encontrado nos escombros e os restantes pertences ainda estão a ser recuperados. A polícia turca deteve o construtor do prédio no aeroporto de Istambul na semana passada, quando tentava deixar o país e a investigação está em andamento.
O FC Porto já lamentou a morte do jogador, através de uma mensagem na página oficial do Facebook, expressando condolências à família e amigos de Atsu, bem como a todas as vítimas do terremoto. O Rio Ave, clube pelo qual Atsu jogou na temporada 2011-2012, também prestou as suas condolências nas redes sociais.
Atsu começou a sua carreira no FC Porto em 2009, na equipa júnior. Foi emprestado ao Rio Ave durante a temporada 2011-2012, mas voltou ao Porto na temporada seguinte, participando em nove jogos. Em setembro de 2013, assinou um contrato de cinco anos com o Chelsea, antes de se transferir para o Newcastle e depois para o clube turco Hatayspor.
O empresário de Atsu tinha sublinhado a dificuldade em encontrar Atsu, dada a falta de recursos disponíveis para os trabalhadores de resgate, mas afirmou ter obtido a localização exata do quarto em que o jogador estava no momento do desabamento.
O terremoto que atingiu a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro teve magnitude de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, com réplicas fortes, uma das quais de 6,0. De acordo com dados provisórios, a catástrofe provocou mais de 43 mil mortos na Turquia e na Síria.