Devido às chuvas intensas desta quinta-feira, dia 26 de outubro, várias escolas sofreram alagamentos. Na Escola Básica n.º 2 de Gueifães, na Cidade da Maia, alunos recorreram a uma “ponte improvisada” para aceder ao edifício.
Em consequência das fortes chuvas que assolaram algumas regiões do país, as escolas da Maia voltaram a enfrentar problemas de inundações, afetando o normal decorrer das atividades letivas. A situação chegou ao ponto de os estudantes terem que atravessar uma “ponte improvisada” feita de bancos para poderem entrar na Escola Básica n.º 2 de Gueifães, visto que o piso que dá acesso à entrada encontrava-se submerso.
Bruno Brás, pai de uma aluna da referida escola, expressou a sua preocupação, escrevendo que “o problema é constante e é uma falta de segurança enorme para as crianças”. Adicionalmente, revelou que foi a segunda vez que a situação decorreu no espaço de uma semana.
O encarregado de educação sublinhou que “é exigida ação imediata e efetiva para resolver esse problema. É responsabilidade da Câmara Municipal garantir um ambiente seguro e adequado para nossa comunidade escolar, e sua inação é inaceitável”.
Contactada pelo jornal NOTÍCIAS MAIA, a Vice-presidente da Câmara Municipal revelou que aquela “escola já foi alvo de um projeto de drenagem de águas pluviais, precisamente numa das entradas para o edifício, que fica a um nível inferior ao nível da entrada na escola”.
Considerando que a “intensidade da chuva num curto espaço de tempo, também não ajudou”, Emília Santos garantiu que está a ser preparado “um projeto de drenagem periférica para responder às alterações climáticas e a estes fenómenos cada vez mais frequentes”.
A Câmara da Maia indicou que já foram realizadas algumas intervenções, mas sem sucesso na resolução do problema. Segundo a Autarquia, “a vice-presidente com o pelouro da Educação, Emília Santos, já solicitou uma reunião com a Associação de Pais” para discutir possíveis soluções. Uma das causas apontadas para as inundações pode ser “uma árvore de grande porte” cujas raízes estariam a interferir com o sistema de saneamento.
Veja também: Vídeo. Mau tempo já provoca estragos na Maia
Ver esta publicação no Instagram