O CICCOPN deu continuidade ao Projeto Portugal-Suíça, dando formação a profissionais da Construção que trabalham na Suíça.
Assim como acontece há mais 30 anos, o CICCOPN abriu o ano a lecionar formações a trabalhadores do setor da Construção Civil que estejam a trabalhar na Suíça.
O projeto Portugal-Suíça resulta de um protocolo entre a Sociedade Suíça dos Empresários da Construção, o Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, consiste na oferta de formação a trabalhadores portugueses que atuam no setor da Construção Civil na Suíça.
Na edição deste ano, que contou com 38 trabalhadores, foi disponibilizada uma formação de aperfeiçoamento em alvenarias, cofragens e armaduras, bem como de canalizações e entivações, totalizando 320 horas de formação.
Durante a formação, a 14 de fevereiro, um grupo de técnicos suíços visitou o CICCOPN, para acompanhar o andamento do projeto. Essa comitiva, composta por representantes do Parifonds Bau (Fundo Paritário para a Indústria da Construção Civil), apresentou informações relevantes sobre o setor da Construção na Suíça, incluindo dados sobre a contratação de trabalhadores portugueses e as mudanças no contrato coletivo de trabalho desse setor.
Jacqueline Inderbitzin, representante da Sociedade Suíça dos Empresários da Construção, destacou alguns dos factores mais importantes no setor da Construção Civil na Suíça. Já Bruno Schmucki, vice-presidente do Parifonds Bau e representante do sindicato Unia, ressaltou a relevância desse projeto, tanto para as empresas suíças, como para os trabalhadores portugueses. Por sua vez, os representantes dos sindicatos Unia e Syna, Marília Mendes, Luís Barros e Johann Tscherrig, enfatizaram as vantagens da formação para os participantes.
No final da edição de 2023 do projeto, a 24 de fevereiro, os formandos receberam os respetivos certificados de participação.