O Governo realizou algumas mudanças no seio da formação profissional para gerar uma maior flexibilidade. O CICCOPN, por sua vez, já está a aplicar essas alterações.
Para se inscreverem nos cursos de aprendizagem, que servem para terminar o 12º ano, agora cada participante terá de corresponder aos seguintes requisitos:
- Ter, pelo menos, o 9º ano de escolaridade;
- Ter até, no máximo, 29 anos.
“Nos cursos de aprendizagem, ou seja, feitos em articulação com as empresas (ensino ‘dual’), há um alargamento da idade, uma vez que esta oferta passa a abranger jovens dos 15 aos 29 anos (contra os anteriores 24 anos).”, revelou o Secretário de Estado Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.
Miguel Cabrita diz que com este alargamento o objetivo é abranger e atrair mais jovens que não concluíram o ensino secundário, mas também os jovens ‘NEET’ (desocupados) destas faixas etárias.
Estes cursos, de dupla certificação, têm uma forte componente prática em contexto de empresa e privilegiam a inserção na vida ativa. Além disso, permitem o prosseguimento de estudos de nível superior.
No ano de 2021, ano em que o CICCOPN celebrou 40 anos de existência, foram ministradas ações de formação a cerca de 11 mil pessoas, entre cursos com equivalência ao 12º ano, de reconversão e de atualização de conhecimentos.