No passado dia 11 de abril, o CICCOPN assinou um protocolo de cooperação com três empresas de referência do setor da Construção – Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. –, para a instalação, em comodato gratuito, de contentores dormitórios no CICCOPN.
A instalação destes contentores dormitórios, que deverá acontecer já durante o mês de junho, tem o objetivo de “suprir a necessidade premente de alojamento para formandos, fruto dos protocolos celebrados entre o CICCOPN e os países africanos de língua oficial portuguesa, ao abrigo dos quais várias dezenas de formandos estão a ser recebidos no Centro, com o intuito de obterem qualificações profissionais no setor da Construção Civil”, revelou o CICCOPN em comunicado.
Segundo Rui Valente, Diretor do CICCOPN, “a área da Construção Civil continua a viver uma crise de escassez de mão de obra especializada, que se tem vindo a intensificar nos últimos anos, sendo um setor pouco procurado pelos jovens. Neste aspeto, a melhoria passa também pela contratação de profissionais qualificados e por empresas que apostem na qualidade dos seus produtos e dos seus trabalhadores, investindo na sua permanente valorização pessoal e profissional, levando a que o trabalho no setor se torne mais atrativo, ao devolver a estes profissionais, dos quais todos dependemos, o reconhecimento social que lhes é devido”.
Assim, com este protocolo, há ainda uma vertente de operacionalização de formação prática em contexto de trabalho (vulgarmente designado “estágio”), prevendo que os formandos dos PALOP possam ser acolhidos por estas empresas, para conclusão da parte teórica e tecnológica, com o devido aproveitamento.