Cinco pessoas foram detidas no dia 5 de abril, na Rua Padre Costa, em Matosinhos, por envolvimento num esquema de extorsão, que começou com um empréstimo de 2.000 euros e culminou em ameaças e exigências de 35.000 euros.
A Divisão de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no dia 5 de abril, pelas 21h40, cinco indivíduos por suspeita de extorsão. A operação decorreu na Rua Padre Costa, em Matosinhos, e resultou na detenção de dois homens, de 31 e 62 anos, e três mulheres, com idades entre os 18 e os 56 anos, todos residentes na Maia.
De acordo com a informação divulgada pelas autoridades, o esquema teve início com o empréstimo de 2.000 euros à vítima, a quem foi exigido o pagamento do dobro da quantia. Contudo, mesmo após a restituição de um total de 7.500 euros, os suspeitos continuaram a pressionar a vítima para que entregasse mais dinheiro.
As ameaças incluíam represálias contra familiares e exigências de pagamento de despesas de alimentação no local de trabalho da vítima. O grupo chegou mesmo a condicionar o fim da dívida à entrega de um total de 35.000 euros, levando a vítima a apresentar queixa às autoridades.
A operação policial culminou na detenção em flagrante delito dos cinco suspeitos, no momento em que a vítima se preparava para entregar mais dinheiro. Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias, tendo dois deles ficado sujeitos à medida de coação de apresentações periódicas na esquadra da área de residência.