A obra será executada em duas fases, explicou nesta segunda-feira o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.
A primeira fase, que será entre 2026 e 2030, conta com a construção do novo troço entre Braga e Valença e ainda a ligação em ferrovia pesada entre Porto-Campanhã e o aeroporto de Francisco Sá Carneiro. Aeroporto, Braga e Valença terão novas estações para receber estes comboios de alta velocidade, de acordo com a apresentação feita na cimeira da ferrovia, em Leixões.
Segundo apurou o jornal ECO, “concluída a primeira fase da nova linha Porto-Vigo, a viagem de comboio entre Porto e Vigo será uma hora mais rápida, de duas horas e 25 minutos para uma hora e 25 minutos. A redução de tempo de deslocação será mais expressiva entre Porto e Santiago de Compostela: baixará de cinco horas e 50 minutos para duas horas e 30 minutos. Entre Porto e Corunha, o tempo de viagem passará para três horas e 30 minutos”.
Na segunda fase do processo, será feita a construção de um novo troço ferroviário entre Porto e Braga, para lá de 2030. Nesse caso, a deslocação entre Porto e Vigo passará a durar 48 minutos e, para a Corunha, serão o trajeto será de aproximadamente 2h23min, estimou o responsável da IP, Carlos Fernandes.