Uma comitiva da RAMCC – Red Argentina de Municipios Frent al Cambio Climático, liderada pelo seu diretor executivo, Ricardo Bertolino, visitou, esta quinta-feira, a Cobertura Verde do Fórum da Maia.
O grupo de trabalho oriundo da América do Sul é ainda composto por Alejandro Cejas, coordenador geral RAMCC, Alejandra Dupouy, presidente de CERES e Eleonora Marchetti, diretora de Projetos de Simoca, e estiveram nos últimos dias em Portugal “para conhecer diferentes projetos e a realidade de alguns municípios portugueses no que toca à ação climática”, revelou a autarquia da Maia.
Antes do regresso à Argentina, passaram pela Maia para conhecer o projeto da Cobertura Verde no edifício municipal. Integrado no projeto Baze – Living lab Maia, o laboratório vivo para a descarbonização “pretende apresentar à comunidade uma solução de cobertura de edifício com base na natureza, demonstrando na prática os inúmeros benefícios ambientais, financeiros e sociais”, disse ainda a autarquia.
“Os responsáveis colocaram várias questões técnicas, designadamente sobre os materiais utilizados na conceção do jardim, as plantas escolhidas, o sistema de rega e ficaram curiosos com a solução de jardim vertical que também se pode ver no local”, terminou a Câmara Municipal da Maia.