Como adaptar o currículo a cada vaga
Com a crescente competição no mercado de trabalho, os pormenores contam cada vez mais na criação de um currículo. Isto porque não vai encontrar duas vagas com requisitos iguais.
Como tal, é importante ter um currículo o mais personalizado possível. Isso significa que, se o souber adaptar aos requisitos pedidos, terá mais oportunidades de conseguir um emprego.
Tal acaba por mostrar o seu maior interesse na posição almejada, ao não ter enviado um currículo genérico que envia ‘para todos’. E acaba também por aumentar as suas oportunidades de ser chamado para uma entrevista. Mas como podemos adaptar o currículo?
A chave é a personalização
O primeiro passo é encontrar um modelo de currículo que faça sentido para a sua área. E, para facilitar esta empreitada, existem plataformas online de criação de modelos de currículo profissionais e fáceis de usar que o poderão ajudar.
Contudo, antes de iniciar a personalização do currículo, deve ler com atenção o anúncio e pesquisar sobre a empresa. Quanto mais informações conseguir, maiores são as hipóteses de ter um currículo adequado.
Desta forma consegue perceber a cultura e os valores de cada empresa. O primeiro passo é destacar as suas competências que se alinhem mais com a vaga em questão.
Destacar o que o torna ideal para a vaga
Caso existam palavras-chave na descrição da vaga, estas devem estar em destaque no parte inicial do currículo. E se tiver experiência relevante relacionada com o setor, esta deve aparecer em destaque. As suas maiores conquistas também devem ser relevadas.
O seu resumo profissional aparece no início do currículo, e é a parte que qualquer recrutador vai ler primeiro. Aqui deve brilhar imediatamente, e destacar os seus pontos fortes que o tornam o candidato ideal para a vaga.
Em vez de destacar apenas funções anteriores, é importante também ressaltar competências específicas. Caso tenha a possibilidade de o demonstrar com números e estatísticas, conseguirá ser ainda mais impactante.
Ter um currículo o mais moldável possível é importante. Isto vai ajudar na hora de, por exemplo, poder organizar as secções que forem mais importantes para determinada candidatura.
Pesquise ao máximo a empresa e os requisitos para a vaga
Após a pesquisa, conseguirá perceber se uma empresa valoriza mais as suas capacidades técnicas para trabalho ou atividades extracurriculares. Isso ajudá-lo-á a perceber o que deve colocar em primeiro.
É possível que o seu currículo possua os objetivos que tem para a sua carreira. Nesse caso, deve personalizá-los para a posição em questão, o que mostrará o interesse em estar alinhado com a empresa a que se propõe.
Cada vaga é única e deve ser tratada como tal
Estes são os pontos que deve ter em atenção para a personalização do currículo, que deve ser constante. Cada posição a que se vai candidatar é única e tem as suas especificidades.
Isso significa que deve reservar sempre uns minutos para adaptar o seu currículo a cada oportunidade de emprego. A atualização deve ser constante, à medida que também vai evoluindo na sua carreira profissional.
Esta personalização vai fazê-lo destacar-se aos olhos de qualquer recrutador, e mostrar que é uma pessoa atenta aos detalhes e dedicada a conseguir os seus objetivos. Certamente vai ajudá-lo a ganhar pontos na hora de ser um dos possíveis escolhidos.