São muitas as empresas, particulares e instituições maiatas que estão a recolher bens essenciais e donativos para ajudar o povo da Ucrânia, que se encontra em guerra, devido à invasão russa iniciada na madrugada de quinta-feira, 24 de fevereiro. O jornal Notícias Maia identificou alguns destes pontos de recolha.
A Junta de Freguesia da Cidade da Maia está a aceitar, desde o dia 28 de fevereiro, bens essenciais ou de utilidade humanitária para ajudar o povo da Ucrânia. Pode fazer a sua doação em qualquer um dos pólos da Junta de Freguesia (Gueifães, Maia ou Vermoim), ou ainda em qualquer um dos equipamentos de serviços, como é o caso do Espaço do Cidadão, situado ao lado da Estação de Metro Fórum Maia. Poderá realizar o seu donativo de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30 horas.
A Igreja Paroquial de São Pedro de Avioso também fará recolha de material, que irá decorrer neste sábado, dia 5 de Março das 10h às 12h e das 16h às 18h30 na cripta da Igreja Paroquial de São Pedro de Avioso. A Escola Básica de Ferronho, no Castelo da Maia, também será um ponto de recolha de mantimentos de apoio ao povo ucraniano.
A Freguesia de Vila Nova da Telha tem um espaço onde pode, a partir de amanhã, entregar as suas contribuições. Os mantimentos poderão ser deixados na própria Junta de Freguesia.
Também a freguesia de Moreira da Maia tem um ponto de recolha, que está localizado no Welcome Desk do Edifício TECMAIA e na Junta de Freguesia de Moreira, Rua do Divino Salvador de Moreira, 160, de Segunda a Sexta das 09:00 às 12-30 e das 14.00 às18:00.
O Maiafit, nos dias 3 e 4 de março, vai ser o ponto de recolha de bens necessários para ajudar o povo ucraniano.
O Acro Clube da Maia, na Rua de Almorode, 185, estará disponível para recolha, de Sexta a Sexta das 09:00 às 21:30, e aos sábados das 09.00 às 17:00.
O Grupo RR Transportes, na Rua da Mata, 90, também está a fazer recolha de mantimentos.
A empresa Windoo, na Rua de Augusto Nogueira da Silva 184, estará também a recolher material até ao dia de amanhã, 5 de março, às 17:00.
A Inforpreparação, na Av. Dom Manuel II, 1574, 4470-334, na Maia, estará pronta para receber doações nos dias 7,8 e 9 de março.
A Ceal Academia de Estudos, na Rua Eng. Belmiro Mendes de Azevedo,13, Castelo da Maia, receberá mantimentos das 9:00 às 12:00.
Entre hoje e 10 de março, a recolha será feita na Escola Secundária da Maia e na EB 2,3 de Gueifães, no átrio, junto ao PBX.
O Colégio Novo da Maia, Avenida Carlos Alberto Teixeira Azevedo, 365, também estará com as portas abertas para receber mantimentos.
No domingo, dia 6 de março, a partir das 10h00, no Pavilhão Municipal de Gueifães haverá uma recolha solidária de bens para a ajudar a população ucraniana, especialmente os refugiados.
Termina a 4 de março, a recolha de bens de primeira necessidade “SOS Ucrânia”, iniciativa criada pela associação de pais da escola EB Santa Catarina, em Folgosa, na Maia, onde poderão ser entregues vários mantimentos de apoio ao povo ucraniano. O ponto de entrega será a própria escola EB Santa Catarina.
O Agrupamento de Escuteiros 525, na freguesia de São Pedro Fins, também se encontra a recolher bens essenciais, sendo possível recorrer a estes para deixar o seu donativo.
Por sua vez, a Câmara Municipal da Trofa, através do #CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes está preparada para apoiar a comunidade ucraniana, já residente no Concelho, e todos os que estão a chegar para se (re)encontrarem com os seus familiares, em todo o processo do acolhimento e integração. O CLAIM está aberto de segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h30, no Fórum Trofa XXI – Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.
Nos pedidos, estão a ser recomendados os seguintes bens:
- Roupa de cama, almofadas, cobertores, mantas, colchões, sacos cama;
- Água, alimentos (massas, conservas, leite em pó, cereais, bolachas);
- Medicamentos e material médico (ligaduras, algodão, compressas);
- Utensílios de cozinha (panelas);
- Produtos de higiene (fraldas, pasta de dentes, pensos, champôs, sabonetes, papel higiénico);
- Roupas quentes, roupa interior;
- Fogões de gás de campismo.