Os leões Gondar e Savannah foram resgatados, reabilitados e agora estão num local seguro, onde viverão o resto das suas vidas.
Os leões Gondar e Savannah são os novos habitantes do Zoo da Maia e é mesmo por lá que viverão o resto das suas vidas. Mas antes de encontrarem o conforto do Zoo maiato, estes dois felinos tiveram uma vida difícil. Até serem resgatados pela AAP (Animal Advocacy and Protection), uma Fundação que se dedica ao resgate e reabilitação de alguns animas, o Gondar e Savannah viveram em circos.
Segundo informação divulgada pela AAP Primadomus nas redes sociais, o Gondar e a Savannah terão sido resgatados de circos em Espanha e França, em 2018 e 2016, respetivamente. No caso do Gondar, este terá sido mesmo encontrado “na propriedade de um indivíduo que cedeu suas instalações para animais que não serviam mais para as empresas, seja por serem intratáveis ou pouco atraentes”.
Depois de colocados em segurança, estes dois animais seguiram para Espanha, para a AAP Primadomus, onde a Fundação faz a reabilitação dos mamíferos grandes. Um processo que inclui cuidados profissionais, comida, instalações limpas e atenção especializada. Foi neste espaço que ambos começaram a socializar e a recuperar dos traumas. Já reabilitados, encontraram a sua nova morada na Maia, onde vão viver o resto das suas vidas.
A procura do Zoo da Maia por leões
Paula Telinhos é uma das técnicas responsáveis do Zoo da Maia e também uma das profissionais que acompanhou de perto a viagem destes felinos para a Maia.
Ao NOTÍCIAS MAIA, Paula Telinhos conta que o Zoo estava sem leões há alguns meses e que havia uma grande vontade em integrar novos felinos naquele espaço. A responsável explica que o Zoo procurou animais que estivessem disponíveis noutros Parques Zoológicos de Portugal e entidades portuguesas responsáveis mas que, naquele momento, não havia nenhuma possibilidade.
Desta feita, o Zoo da Maia encontrou a AAP e candidatou-se a receber um casal destes felinos. A responsável conta que o processo foi moroso porque a AAP é exigente em garantir que o espaço onde os animais vão viver tem as condições adequadas e que há conhecimento técnico para lhes garantir toda a segurança.
Findo esse processo, os leões foram instalados no Zoo da Maia, a custo zero, e coube à equipa técnica maiata fazer a rotina de maneio, isto é, habituar os felinos às recolhas e aos momentos de sair. Ainda assim, o Zoo mantém contacto com a APP, que “está muito feliz com as instalações dos animais”. Paula Telinhos ressalva que esta será com certeza uma boa parceria no futuro e que poderá trazer novos animais ao Zoo da Maia.
Questionada sobre a possibilidade deste casal de leões vir a procriar, Paula Telinhos explica que o seu objetivo “não passa pela reprodução” até porque, pelo espaço disponível, nunca será possível alojar mais de três leões em idade adulta. “O objetivo é realojar os que precisam”, garante.
O Gondar e a Savannah são leões em idade adulta e têm 7 e 8 anos, sendo o Gondar o mais velho. Na vida selvagem poderiam viver uma média de 15 anos mas, em Parques Zoológicos, essa esperança de vida pode prolongar-se por muitos mais anos.
Já conhece os novos leões do Zoo? Poderá aproveitar para visitá-los entre as 10h00 às 19h00 de segunda a domingo.