Projeto “Porto Solar Metropolitano” prevê um investimento de 5,6 milhões de euros aplicados em 79 edifícios
Um total de 79 edifícios, espalhados por nove municípios, terão painéis solares nos telhados a partir do próximo ano, num investimento de 5,6 milhões de euros. As autarquias e as empresas abrangidas pouparão, por ano, 720 mil euros, e vão produzir 6,2 gigawatts de energia “limpa” e reduzir em 2250 toneladas as emissões de CO2, em contrapartida do pagamento de uma renda durante 12 anos.
O investimento será feito após o lançamento do concurso, por um consórcio composto por nove municípios: Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde, a que se juntam três empresas municipais: Varzim Lazer (Póvoa), Maiambiente e Espaço Municipal (Maia) e a Lipor.
Na Maia serão contemplados 17 edifícios, sendo 15 da Câmara Municipal, um da Maiambiente e outro da Espaço Municipal, Este número resulta da proporção do investimento do município, neste projeto. De acordo com o JN, serão ainda contemplados 14 em Gondomar, 9 em Valongo e em Vila do Conde, 8 em Matosinhos e na Póvoa de Varzim, 5 em Santo Tirso, 4 no Porto, 2 na Trofa e 3 pertencentes à Lipor.
Atualmente os projetos estão a ser aprovados, localmente, em cada município, sendo previsto o lançamento do concurso até ao último trimestre de 2021.