As novas tabelas da ADSE preveem uma subida em 25% no custo das consultas e uma redução de 30 euros nos internamentos.
As novas tabelas de comparticipação da ADSE foram aprovadas no final da semana passada, naquela que foi a primeira revisão em trinta anos.
A revisão aponta para um aumento em 25% ou mais dos preços pagos pelos beneficiários que acedem a um serviço privado que tenha acordo com o subsistema de saúde e para uma diminuição de 30 euros nas diárias de internamento.
O preço da consulta de especialidade ou de medicina geral passa de 3,99 para cinco euros, nas consultas de pediatria para sete euros e nas de cardiologia passa de nove para 11,50 euros. Quanto ao custo das consultas de clínica geral este fixa-se nos 4,50 euros, passando as teleconsultas para os quatro euros.
De referir que, segundo o parecer do Conselho Geral e de Supervisão (CGS), onde estão presentes as principais alterações, “a comparticipação da ADSE na diária de internamento aumenta em 30 euros, com redução em igual montante no copagamento do beneficiário”.
Há já três décadas que os preços não eram reformulados, pelo que a revisão surge como forma de angariar mais acordos entre os médicos e a ADSE.