Dois contentores vazios caíram esta manhã no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões, devido às “condições climatéricas adversas” da depressão Ciáran que assola Portugal. Um dos contentores atingiu um carro na Avenida Comércio de Leixões, em Matosinhos, sem provocar feridos.
Ocorrência inusual marcou a manhã de hoje em Matosinhos, onde um contentor com 12 metros de comprimento se despenhou sobre um veículo ligeiro na Avenida Comércio de Leixões, no seguimento do mau tempo resultante da depressão Ciáran. Segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), o incidente não resultou em feridos, tendo o trânsito sido entretanto regularizado.
A APDL, em comunicado, esclareceu que o sinistro ocorreu “esta manhã”, na sequência de “condições climatéricas adversas que se fizeram sentir particularmente ao início da manhã”. A entidade accionou prontamente o Plano de Segurança Interna do Terminal Ferroviário de Leixões, estando a acompanhar o caso e a prestar o “necessário ao condutor e passageiro do veículo atingido no incidente”.
Este incidente ocorre numa altura em que Portugal continental se encontra a sentir os efeitos da depressão Ciáran. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para vento forte, agitação marítima e precipitação, tendo colocado sete distritos sob aviso vermelho devido à previsão de “ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros”. As regiões de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob este aviso entre as 09:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira.
Para além disso, está também previsto “um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h”. Em face deste cenário, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.