O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, testemunhará mudanças significativas na segurança. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou, nesta sexta-feira dia 27 de outubro, que os 50 agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que ali operam transitarão para a Polícia Judiciária. No entanto, durante um período de pelo menos um ano, estes mesmos agentes vão formar cerca de 100 agentes da PSP também destacados para o aeroporto.
Durante a visita às instalações, José Luís Carneiro referiu que o objetivo é que os agentes do SEF passem o seu conhecimento especializado para os agentes da PSP. Se ao fim de um ano, os polícias da PSP já estiverem plenamente formados, a transição para a PJ dos agentes do SEF será realizada. Contudo, se necessário, metade dos agentes do SEF poderá permanecer por mais um ano no aeroporto para assegurar a formação.
Com estas alterações, o ministro espera reforçar a segurança, especialmente tendo em vista o crescente movimento no aeroporto localizado na Maia. Indicou ainda que o contingente policial no Aeroporto Francisco Sá Carneiro aumentará de 50 para 150 elementos, somando os atuais 50 inspetores do SEF aos 100 elementos da PSP.
Além disso, questionado sobre a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que vai assumir algumas das funções administrativas do SEF, o ministro falou sobre os 300 mil pedidos pendentes de autorizações de residência. Salientou que todos os pedidos serão avaliados conforme as capacidades do Estado e em termos de segurança. Mensalmente, o SEF tem recebido aproximadamente 20 mil novos pedidos. Carneiro assegurou que a transição das competências para a AIMA será feita com mais recursos e meios tecnológicos, tendo em conta os desafios internacionais atuais, incluindo conflitos na Europa e no Médio Oriente.