O movimento cívico “Metro para a Trofa já” convocou para 15 de março uma manifestação que pretende parar a Nacional 14, exigindo a extensão da linha C do Metro do Porto. Juntas de Freguesia do Castêlo da Maia e do Muro vão-se reunir esta quinta-feira.
A caminhada será pela EN14 e na quinta-feira as duas Juntas de Freguesia vão reunir-se para “tratar de aspetos da organização do evento” que “deverá estender-se por cerca de duas horas”, deixando a organização a cada um “a forma como cumprirá o percurso”. Esta iniciativa pretende encher a Estrada Nacional 14, nos dois sentidos, para reclamar “o direito de receber a linha do metro”.
Um dos organizadores do protesto, o presidente da Junta de Freguesia do Muro, José Fernando Martins, contou à Lusa que tendo em conta que a freguesia vizinha do Castêlo da Maia, “está servida apenas em metade pelo Metro, que termina no ISMAI (Instituto Universitário da Maia)”, a atração dessa população para se manifestar é um capital que “não querem desperdiçar, uma vez que também ela está insatisfeita”.
José Fernando Martins afirmou ainda que “a ideia é reunir alguns milhares de pessoas de movimentos associativos e empresarial para fazer a ligação entre a Estação Nova da Trofa, onde passa a via larga do comboio, e o ISMAI. O ponto de concentração será encontrado numa caminhada de cerca de sete quilómetros, cumprido nos dois sentidos, encontrando-se os dois grupos na estação do Muro, antiga estação do comboio, desativada para se tornar na primeira estação do metro na Trofa”.