A Cooperativa Agrícola da Maia comemorou, no dia 20 de outubro, sexta-feira, os seus 48 anos desde a fundação em 1975. A efeméride foi celebrada com uma missa na Igreja Nossa Senhora da Maia, seguida de um almoço comemorativo.
Este evento contou com a participação de várias entidades, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e o Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, António Fernando Lopes. Estiveram presentes também o Vice-Presidente da Cooperativa, José António de Sousa Dias, o Administrador, Joaquim Moreira, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Emília Santos e o Vereador da Competitividade Económica, Paulo Ramalho.
No rescaldo do 25 de Abril de 1974, os agricultores enfrentavam grandes desafios para aceder aos meios necessários à atividade agrícola, como sementes, adubos e financiamento. O financiamento era particularmente problemático, com taxas de juro que escalavam de acordo com a distância a grandes centros, atingindo frequentemente níveis exorbitantes. Diante destes desafios, várias personalidades, tanto da política como do meio agrário, mobilizaram-se por todo o país para estabelecer organizações locais que apoiassem e promovessem o desenvolvimento agrícola. Foi neste contexto e impulsionados por estes princípios que surgiu a Cooperativa Agrícola da Maia.