Há pelo menos 25 infetados com o novo coronavírus na Maia. Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados aumentou em 13, mais do dobro do dia anterior.
Não é demais lembrar. Fique em casa. Cumpra o isolamento, não corra riscos desnecessários e, acima de tudo, não corra o risco de se contagiar ou de contagiar alguém mais vulnerável.
O número de casos confirmados de Covid-19 no concelho da Maia aumentou 108%, apenas entre ontem para hoje. Se a contagem tinha subido lentamente de 8 para 10 e posteriormente para 12, hoje mais do que duplicou, estando agora diagnosticadas com Covid-19 um total de 25 pessoas, sabe o NOTÍCIAS MAIA.
A maioria dos infetados é de idade avançada e atualmente são pelo menos 7 os profissionais de saúde contaminados. Há uma predominância de infetados na freguesia de São Pedro Fins, segundo fonte que está a acompanhar o caso na Maia.
Tal como tínhamos avançado, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Pirâmides encerrou, e o mesmo ocorreu com a USF Odisseia (ambas localizadas junto ao Estádio Prof. Dr. Vieira de Carvalho) , sendo expectável que o mesmo possa ocorrer noutras Unidades de Saúde Familiar, devido a profissionais de saúde infetados.
Com esta atualização diária e tendo em conta os números do mais recente boletim da DGS, os 25 casos até agora detetados na Maia representam 8.,7% do casos positivos na região Norte de Portugal (289).
Em Portugal já há 642 casos confirmados, mais 194 do que ontem
O ritmo de crescimento nos número de casos diagnosticados voltou a ser superior a 40% por dia, subindo de 448 casos para 642 em 24 horas. A maioria situa-se na faixa etária dos 40 aos 49 anos e 289 estão no Norte do país, seguidos por Lisboa e Vale do Tejo com 243 casos conhecidos.
Faleceu hoje a segunda vítima da Covid-19, Vieira Monteiro, presidente do Santander. Há 4 recuperados.
Há neste momento mais de 5000 casos suspeitos no país.
Mais de 210 mil casos em todo o mundo
A pandemia continua a crescer em todo o mundo, estado já mais de 210 mil casos de infeção confirmados. O coronavírus tirou a vida a mais de 8000 pessoas e mais de 83 mil infetados conseguiram recuperar.
Apesar de ter a propagação controlada, a China é ainda o país mais atingido, com mais de 80 mil infetados, seguido da Itália (35 mil), Irão (17 mil) e Espanha (quase 14 mil).
A Europa já é a região com maior número de mortos.
Portugal em Estado de Emergência até dia 2 de abril
Por iniciativa do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é declarado o estado de emergência, por razões de calamidade pública no território nacional pelo período de 15 dias, o qual começa a vigorar às 00.00h de 19 de março de 2020 e terminará às 23.59h de 2 de abril de 2020.
Com a entrada em vigor do Estado de Emergência, fica parcialmente suspenso o exercício dos seguintes direitos:
- Direito de deslocação e fixação em qualquer parte do território nacional;
- Propriedade e iniciativa económica privada;
- Direitos dos trabalhadores;
- Circulação internacional;
- Direito de reunião e de manifestação;
- Liberdade de culto, na sua dimensão coletiva;
- Direito de resistência.