A Polícia Judiciária deteve no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, um cidadão estrangeiro de 63 anos que se preparava para embarcar com mais de sete quilos de cocaína dissimulada em frascos de produtos de higiene.
A Direção Nacional da Polícia Judiciária (PJ) anunciou este sábado, 22 de março, a detenção de um homem de 63 anos, de nacionalidade estrangeira, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no concelho da Maia. O suspeito, que se preparava para viajar para Malta, foi intercetado com mais de sete quilos de cocaína escondidos de forma dissimulada em frascos de champô e outros produtos de higiene pessoal, transportados na bagagem entre peças de vestuário.
Segundo o comunicado, a intervenção ocorreu na sexta-feira, dia 21 de março, na sequência de uma sinalização do passageiro por parte do Ponto Único de Contacto para Cooperação Policial Internacional (PUC-CPI). Após a abordagem por elementos da Diretoria do Norte da PJ, responsável pela investigação, foi realizada uma análise preliminar ao conteúdo dos frascos ainda no local, cujo resultado foi posteriormente confirmado pelo Laboratório de Polícia Científica da PJ.
A substância estupefaciente encontrava-se tanto sob a forma de creme como dissolvida em solução líquida, uma estratégia destinada a dificultar a deteção em controlos de segurança aeroportuários.
O detido foi presente às autoridades judiciais competentes para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.