A instituição acolhe cerca de 240 idosos.
O Lar do Comércio confirmou à Agência Lusa que detetou o primeiro caso de Covid-19 a 12 de abril e que ainda estão a ser realizados testes a alguns funcionários e utentes. Dos testes realizados, confirmam-se 26 utentes e 4 funcionários infetados. Na instituição, localizada em Matosinhos, têm já a lamentar-se 3 mortes de utentes causadas pelo novo coronavírus.
À Lusa, a instituição assegurou que tudo tem feito para garantir a segurança dos utentes e funcionários, mas salienta a dificuldade que tem sentido visto que tem já “mais de 60 baixas por colaboradores”. “Estamos a trabalhar com recursos humanos escassos, pese embora todos os esforços que têm sido envidados no sentido de recrutarmos mais colaboradores”, explica.
O Lar do Comércio explicou que os cerca de 240 utentes que acolhe estão “em isolamento nos seus quartos, sendo as refeições e os cuidados aí prestados“.
Vários familiares de utentes estão acusar publicamente a instituição de lhes omitir informação e não estar a cumprir os procedimentos de segurança para evitar a propagação do vírus. Sobre este assunto, o Lar do Comércio afirmou que “receber pedidos de informações diários e constantes por parte dos familiares torna-se, na maioria dos momentos, incompatível com a árdua tarefa de cuidar de tantas pessoas, tão dependentes, ao mesmo tempo que tantas outras exigências são impostas, a cada minuto”.
Covid-19 nos Lares
Na Conferência de Imprensa Covid-19 desta terça-feira, António Lacerda Sales afirmou que “há neste momento cerca de 300 estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPIs) com casos de utentes ou funcionários infetados”. Este número representa Estamos 12% do universo de ERPIs em Portugal.
Todos os utentes e funcionários de lares estão a ser testados para a Covid-19. Ainda na conferência deste dia 21 de abril, o secretário de estado reforçou a importância de proteger os mais velhos e sublinhou que os lares continuam a ser testados.