Os números da pandemia continuam a subir em Portugal. Há 71 pessoas internadas nos cuidados intensivos e 798 pessoas infetadas que se situam acima dos 70 anos.
A Área Metropolitana do Porto (AMP) é o epicentro da pandemia em Portugal, concentrando a maioria dos casos de infeção pelo novo coronavírus.
Depois da partida em falso com informação desatualizada, a Direção Geral de Saúde (DGS) tem conseguido a acertar nos números deste surto relativamente aos afetados pela pandemia nos municípios portugueses.
Nos dez primeiros municípios com mais infetados, seis pertencem à AMP, com o Porto a ser o concelho mais afetado (317 casos), seguido por Vila Nova de Gaia (262) e Maia (171) que são, respetivamente, o segundo e terceiro deste indesejado ranking.
Há já seis municípios da AMP com mais de 100 casos positivos de COVID-19, sendo Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar, Valongo e Matosinhos.
33 mortos na zona Norte
A zona Norte é a mais afetada com 2443 casos e 33 mortos. Foram recuperados 16 pacientes.
Fora da AMP e ainda no Norte do país, Braga (131) também se encontra num maus cenário.
Maioria dos óbitos ocorreu em pessoas com mais de 70 anos
Dos 71 óbitos, 61 foram pessoas com mais de 70 anos, 14 foram pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e há um caso de uma mulher com menos de 50 anos.
Há neste momento 798 pessoas infetadas que se situam acima dos 70 anos.