DGS deixou de atualizar número total de infeções por município no domingo, dia 5 de julho.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai corrigir “todos os boletins desde o dia 30 de junho”. A garantia foi dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que revelou que “até ao final do dia de hoje, a DGS irá proceder à atualização dos boletins Covid-19”, no que respeita à distribuição dos casos por grupo etário e por região.
A ministra adiantou ainda que em relação aos casos por concelho, a informação será regularizada a partir do boletim de terça feira, dia 14 de julho.
Portugal tem 161 surtos ativos
“A situação da epidemia no país permanece marcada pela força dos números de Lisboa e Vale do Tejo, especificamente na zona Norte e em 19 freguesias específicas”, diz a ministra.
Marta Temido adianta que o país tem à data “diversos surtos ativos”. São 27 no Norte, 10 no Centro, 107 na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco no Alentejo e 12 no Algarve. Ou seja, um total de 161 surtos ativos em Portugal.
Quinto país da UE que mais testes realiza
Sobre estarmos a testar mais ou menos do que em meses anteriores, Marta Temido sublinha que o país continua a ser o quinto que mais testes realiza na União Europeia UE), com uma estratégia de “testes a indivíduos sintomáticos e rastreio de assintomáticos”.
De acordo com os dados fornecidos pela minsitra, desde 1 de março foram realizados 1,316 milhões de teste, 26,5% deles junho e mais de 8% já em julho, explicou, para desmentir que o país esteja a baixar o índice de testagem.
A média diaria de testes em abril foi de 11500, 13 mil em maio, 11700 em junho e em julho este valor subiu para 13700, garantiu.