Na Praça José Régio, conhecida como a Pracinha, um dispositivo com vários agentes da PSP garante que os bares e restaurantes cumprem as normas de combate à pandemia.
Passa pouco da meia noite, é sexta-feira, dia 21 de agosto, na Pracinha, bem no coração da cidade de Vila do Conde. Quem entra pela Rua 25 de abril, nota que a fluência é menor do que o habitual. A pandemia de Covid-19 tem evitado os ajuntamentos habituais no local. Há espaço para caminhar.
Apesar da afluência ser inferior ao pré-pandemia, as esplanadas encontram-se cheias. No epicentro da Praça, circundada por vários bares e restaurantes, encontra-se um dispositivo da PSP. Os agentes procuram fazer cumprir as normas da DGS. O reforço de segurança e fiscalização tem como objetivo travar o surto de Covid-19 que tem afetado Vila do Conde.
Os restaurantes e os bares, que funcionem como cafés e pastelarias, podem estar abertos até à uma da manhã, sendo que os clientes têm de entrar até à meia noite.
Passam 20 minutos da meia noite e um grupo de pessoas entra e senta-se numa das apenas cinco ou seis mesas disponíveis na esplanada. O colaborador do estabelecimento aproxima-se para efetuar a desinfeção obrigatória. Imediatamente dois agentes da PSP acercam-se e avisam que os clientes não podem ser servidos. O funcionário garante que não ia servir os clientes. Os clientes mostram-se surpreendidos e, apesar da frustração, acabam por abandonar.
Outros agentes patrulham a Praça e ruas circundantes. Garantem que nada é servido depois da hora estabelecida e que a hora de encerramento é cumprida.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, juntamente com autoridades de saúde e representantes do Governo e das autarquias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, delinearam, na passada quinta-feira, um plano de ação que inclui o “reforço da fiscalização por parte das forças de segurança”.
Durante a última semana, Vila do Conde viu o número de infetados disparar, tornando-se num três concelhos da Área Metropolitana do Porto com maior percentagem de casos positivos por 100 mil habitantes.
Covid-19. Vila do Conde é dos municípios com mais casos por habitante. Ultrapassou a Maia