Paços de Ferreira, Lousada e Bragança lideram esta lista de concelhos com risco muito elevado de incidência de infeções.
A Maia está entre os concelhos com risco muito elevado de contágio. A informação foi avançada pelo Jornal Expresso e fez capa do referido jornal no passado sábado, dia 24 de outubro.
Em duas semanas, alguns concelhos registaram mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, valor a partir do qual os especialistas acreditam entrar-se em alerta vermelho de propagação do SARS-CoV-2.
O Expresso calculou os concelhos portugueses com maior incidência de Covid-19, entre os dias 5 e 19 de outubro, tendo por base dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) e estimativas de população do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
O Norte do país é a zona de maior incidência tendo Paços de Ferreira a liderar a lista. A Maia surge já depois do meio da tabela na 41º posição. Recorde-se que a Maia registou mais 230 casos de infeção na última semana.
Os concelhos em maior risco, por ordem de maior para menor incidência são:
Paços de Ferreira, Lousada, Bragança, Alvaiázere, Porto, Montalegre, Alcoutim, Mogadouro, Paredes, Pinhel, Felgueiras, Vizela, Góis, Marco de Canaveses, Penafiel, Arruda dos Vinhos, Valongo, Cinfães, Lisboa, Loures, Vila Flor, Sintra, Amarante, Cascais, Esposende, Vila Pouca de Aguiar, Guimarães, Vila Real, Alfândega da Fé, Santo Tirso, Resende, Borba, Vila Franca de Xira, Beja, Matosinhos, Ribeira de Pena, Odivelas, Lagos, Alter do Chão, Castelo de Paiva, Maia, Vila Verde, Castro Marim, Amadora, Mafra, Mêda, Seixal, Oeiras, Alenquer, Odemira, Penamacor, Entroncamento, Almada, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Albufeira, Macedo de Cavaleiros, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Sernancelhe, Valença, Vinhais, Gondomar, Alcochete, Vila do Bispo, Tabuaço, Cantanhede, Valpaços, Guarda, Constância, Vila Nova de Famalicão.
Covid-19: Maia registou mais 230 casos de infeção na última semana