Luciano Marques da Silva completou 100 anos no Hospital de São João no passado dia 31 de março. Estava infetado com Covid-19, recuperou e já recebeu alta.
Festejar 100 anos não é para qualquer um. Agora, celebrar uma centena de anos enquanto se combate e se vence o Covid-19, é um feito que inconscientemente nos dá a todos alguma esperança. O homem por detrás da vitória desta “batalha” é Luciano Silva. Um maiato que mostrou que contrair esta doença numa fase tão avançada da vida não significa uma sentença de morte.
O sr. Luciano havia sido notícia recentemente pelos seus 100 anos. Agora, vai em breve tornar-se num dos casos recuperados de Covid-19 em Portugal. Esteve internado 10 dias no Hospital de São João do Porto e, agora recuperado, já recebeu alta hospitalar.
A história de Luciano Silva é contada pelo Público e mostra-nos que este maiato foi sempre um lutador. A sua filha, Maria José, explica que o pai é um homem com “uma memória bestial, uma lucidez incrível” e que “gosta muito de viver” mas confessa que, quando levaram o pai para o Hospital de São João no Porto, teve “medo que fosse tarde”.
Felizmente não foi tarde e este maiato conseguiu recuperar desta doença que, em Portugal, já fez 311 mortos. “São casos como este que nos dão força para continuar a lutar nesta guerra” conta ao Público a enfermeira-chefe Marlene Teixeira, uma das profissionais de saúde que acompanhou a recuperação de Luciano Silva.
Uma história de superação que deve dar-nos a todos alguma esperança mas que não deve descurar-nos daqueles que são os cuidados a continuar a ter atualmente: Ficar em casa, proteger-se, manter a distância social e cumprir as recomendações da Direção-Geral de Saúde.