DGS continua sem revelar números reais de vários municípios e autarcas desmentem dados do boletim.
O concelho da Maia regista hoje 119 casos de Covid-19, um aumento de 15 face aos números de ontem, o que representa um crescimento de 14,4%. O NOTÍCIAS MAIA sabe que, apesar dos números da Maia estarem corretos, o boletim da DGS está a divulgar números errados referente a grande parte dos municípios.
Aliás, a própria DGS veio ontem esclarecer o erro, confirmando que na caraterização demográfica apresentada tanto a 24 de março como hoje, estavam apenas contabilizados 54 por cento dos casos confirmados.
Autarcas de vários municípios têm desmentido números oficiais, considerando-os bastante abaixo da realidade reportada pelas autoridades de saúde locais, como é o caso de Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar. No boletim, o município de Ovar surge hoje com apenas 58 casos, enquanto o autarca já garantiu que ontem eram 101.
[table table=”{‹²›rows‹²›:‹º›{‹²›name‹²›:‹²›heading-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-row‹²›}‹¹›,‹²›cols‹²›:‹º›{‹²›name‹²›:‹²›default-col‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-col‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-col‹²›},{‹²›name‹²›:‹²›default-col‹²›}‹¹›,‹²›header_options‹²›:{‹²›table_purpose‹²›:‹²›tabular‹²›},‹²›content‹²›:‹º›‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Município ‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›População (2011)‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›Casos Covid-19‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›Casos por 100 mil habitantes‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Maia‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›135.678‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›119‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›87,7‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Valongo‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›93.858‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›71‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›75,6‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Porto‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›237.591‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›137‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›57,7‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Gondomar‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›173.159‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›62‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›35,8‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Matosinhos‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›175.478‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›56‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›31,9‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Santo Tirso‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›71.530‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›8‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›11,2‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Vila do Conde‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›79.533‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›8‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›10,1‹²›}‹¹›,‹º›{‹²›textarea‹²›:‹²›Trofa‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›49.897‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›0‹²›},{‹²›textarea‹²›:‹²›0,0‹²›}‹¹›‹¹›}” __fw_editor_shortcodes_id=”72ac2a45ad5c4c6aeb69b815434f1df2″ _array_keys=”{‹²›table‹²›:‹²›table‹²›}” _fw_coder=”aggressive”][/table]Centro de rastreio móvel na Maia
Segundo fonte da autarquia, o centro de rastreio móvel irá hoje funcionar em exclusivo para profissionais de saúde e, a partir de quinta-feira, receberá todos aqueles que tenham sido encaminhados pela linha Saúde 24.
O Centro de Rastreio Móvel Covid-19 Maia destina-se apenas aos cidadãos sinalizados e devidamente encaminhados pelas autoridades de saúde e o acesso às instalações é controlado pela Polícia Municipal da Maia. O teste é gratuito.
ARS garantiu não ser necessário decretar estado de calamidade na Maia
Em comunicado, a Câmara da Maia garantiu que “o presidente da ARS do Norte assegurou ontem ao presidente da Câmara da Maia que as medidas que estão em vigor no concelho e no País são as mais adequadas, não se justificando neste momento qualquer alteração“. Em comunicado, a autarquia informou que “António Silva Tiago evocou a possibilidade de ser decretado o estado de calamidade no concelho e a instituição de um cordão sanitário, mas o principal responsável da administração de saúde do Norte revelou que a situação da Maia não é diferente da maioria dos concelhos do Norte e do País.
Portugal: 2995 casos confirmados de Covid-19 e 43 mortos
O boletim diário da DGS mostra que há 2995 casos confirmados de Covid-19 em todo o país, a que se juntam 43 vítimas mortais. Há ainda 22 pessoas que recuperaram. O Norte do país é a região mais afetada, com 1517 infetados, sendo a distribuição dos casos de doença pelo país a seguinte:
- Norte: 1.517 casos;
- Centro: 365 casos;
- Lisboa e Vale do Tejo: 992 casos;
- Alentejo: 12 casos;
- Algarve: 62 casos;
- Açores: 17 casos;
- Madeira: 16 casos.
Tosse é o principal sintoma
De acordo com dados da DGS, 62% dos casos apresentam tosse, 51% febre, 36% dores musculares, 28% dores de cabeça, 23% fraqueza generalizada e apenas 19% demonstram dificuldade respiratória.
Caracterização demográfica dos casos confirmados