A vacina quatro milhões foi inoculada no Centro de Vacinação no Norte de Portugal.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou, esta terça-feira, 11 de maio, que já foram administradas quatro milhões de doses de vacina contra a Covid-19 em Portugal.
De acordo com informações do ministério da Saúde, das quatro milhões de vacinas administradas em Portugal, cerca de 2,9 milhões são primeiras doses e 1,1 milhões são segundas doses, incluindo as 18 mil vacinas da Janssen já administrada, cujo esquema vacinal só necessita de uma dose para ser completo.
Desta forma, Portugal Continental tem já mais de 36% da população adulta já com uma dose da vacina tomada e 14% com o processo completo.
A vacina número quatro milhões foi administrada esta manhã numa senhora da Póvoa de Varzim. Helena Lordelo, de 64 anos, natural da Póvoa de Varzim, foi vacinada com a primeira dose e representou assim este marco de inoculações.
Em declarações à agência Lusa, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, sublinhou a aceleração do processo de vacinação, numa altura em que começa a haver mais vacinas disponíveis para sem administradas à população.
“Foram precisos mais de dois meses para inocular o primeiro milhão de vacinas, 33 dias para o segundo, 19 dias para o terceiro. Agora, chegámos aos 4 milhões em apenas 14 dias. Isto é a evidência de que os nossos esforços de proteger o maior número de portugueses no mais curto espaço de tempo estão a surtir efeito”, revelou o Secretário de Estado.