A libertação das amarras provocadas pelo combate à covid-19 pode acontecer em duas semanas, segundo previsão do Governo. Alguns especialistas alertam para a possibilidade do prazo ser adiado.
O atual ritmo de propagação do vírus SARS-CoV-2 revela que dentro de duas semanas pode ser possível chegar aos 20 mortos por um milhão de habitantes a 14 dias. Limiar que será suficiente para o Governo retirar todas as restrições de combate à pandemia.
A situação de alerta foi adiada até ao dia 30 de março e será sempre reavaliada de acordo com as alterações epidemiológicas do país.
Este novo coronavirus foi oficialmente detetado pela primeira na cidade de Wuhan, na China, em janeiro de 2020. Provocou, até à presente data, mais de 466 milhões de infeções e provocou mais de 6 milhões de mortes em todo o mundo.
O primeiro caso de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal foi detetado em março de 2020 e desde então foram infetadas mais de 3 milhões e 400 mil pessoas no país. Foram registados mais de 21 mil óbitos devido à covid-19, a doença provocada pelo coronavirus.