Município tem em curso uma campanha de testes serológicos para deteção da presença de anticorpos Anti-SARS-Cov-2 junto da comunidade empresarial do concelho
Os testes serológicos para deteção da presença de anticorpos, que anteriormente se realizavam tanto na Associação Empresarial da Maia, como no Tecmaia, estão atualmente a ser realizados apenas no Synlab, laboratório parceiro do programa. De acordo com fonte da Câmara Municipal da Maia, após o final de agosto, voltarão a ser realizados nos locais normais.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Associação Empresarial da Maia, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a que se junta também o laboratório SynLab e a BIAL, e que irá possibilitar uma melhor definição de estratégias preventivas e de contenção da COVID-19 e o retomar da atividade económica e empresarial com maior segurança.
O teste realizado é o anti-SARS-Cov-2 por eletroquimioluminescência, que possui uma elevada sensibilidade clínica (cerca de 100%;>=14 dias após confirmação PCR) e uma especificidade de 99,81%. Este teste apresenta como garantia o facto de estar validado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e marcação CE-IVD.