Já foi detetada em mais de 50 países, depois de ter sido identificada pela primeira em setembro.
A variante do vírus SARS-CoV-2, detetada no Reino Unido, é agora responsável por cerca de metade dos casos de Covid-19 em Portugal. No início de janeiro representava 8% das infeções, de acordo com as informações avançadas esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA). “À data de 16 de fevereiro, estimamos que esta variante represente cerca de 48% de todos os casos Covid-19 em Portugal”, disse à Lusa João Paulo Gomes, investigador do INSA.
Segundo o INSA, a incidência tem vindo a crescer desde o início do ano, registando-se um aumento constante, coincidente com o período em que foi registado o maior número de infeções em Portugal. É estimado que esta variante tenha representado cerca de 8% dos casos na primeira semana do ano, aumentando para os 13,4% na segunda semana e para os 24,7% na terceira.
Relativamente à variante Sul Africana, o INSA apenas identificou quatro casos em Portugal, não tendo sido registado, até esta quinta-feira, qualquer caso da variante Brasileira.