GNR e Bombeiros de Avintes conseguiram entrar na jaula e recuperar parte do dedo. A criança está no Hospital de São João a recuperar da operação de reconstrução e deverá ter alta em breve.
Uma criança foi esta sexta-feira, dia 9 de abril, mordida por um macaco no Zoo Santo Inácio, localizado em Vila Nova de Gaia, numa altura em que dava de comer ao animal, tendo mesmo ficado sem uma parte do dedo da mão. A criança de 19 meses, segundo o Zoo, foi assistida no local, tendo sido transportada de seguida para o Hospital de São João, onde foi submetida a uma operação de reconstrução.
A criança encontra-se “estável e a recuperar”, mas só deverá ter alta no início da próxima semana, segundo fonte hospitalar, citada pela Lusa.
A direção do Zoo reagiu ao mediático incidente, afirmando em comunicado que “as normas de segurança teriam sido quebradas, na medida em que o animal estava a ser alimentado pelos visitantes”. Garante ainda que a criança “foi prontamente assistida”, O acidente terá acontecido pelas 11h quando a criança visitava o Zoo com a família e estaria a dar amendoins a um macaco.
O Zoo de Santo Inácio sublinhou ainda que “está solidário com a família, com quem se mantém em constante contacto e está a acompanhar de perto a evolução do acontecimento, sabendo que a criança se encontra estável”, e que nada irá acontecer ao animal.
Segundo a GNR, em declarações à Lusa, a criança estava a brincar junto à jaula do macaco, quando este o atacou e lhe arrancou o dedo. Ainda segundo a Lusa, estiveram no local os bombeiros e a GNR de Avintes, que conseguiram entrar dentro da jaula e recuperar o dedo.
“O Zoo Santo Inácio adianta, ainda, que os planos de segurança dos parques zoológicos são criados tendo em conta a categoria de risco das espécies, como tamanho, rapidez ou mordedura, mas também o tipo de instalação onde se encontram, existindo inclusivamente vários avisos que alertam os visitantes para as medidas de segurança a cumprir, nomeadamente não alimentar, nem tocar nos animais“, conclui o espaço em comunicado.