O CVC de Gueifães passa agora a funcionar das 8h00 às 22h00 de segunda a domingo.
O Centro de Vacinação (CVC) em Gueifães vai passar a inocular cerca de 12 mil pessoas por semana. Até então, segundo declarações da vereadora da Saúde ao NOTÍCIAS MAIA, o CVC estaria a vacinar 8 mil pessoas.
Um número um tanto quanto abaixo das 2400 inoculações diárias prometidas aquando da inauguração, mas que se explica pelo facto do CVC não estar a funcionar na sua capacidade máxima. “Temos mais duas boxes para abrir”, explica Emília Santos.
Este aumento de 8 mil para 12 mil inoculações por semana deve-se ao alargamento do horário de funcionamento do centro, que agora funciona das 8h00 às 22h00 de segunda a domingo. A partir das 18h00, o CVC destina-se a todos os que tenham mais de 50 anos e que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina. Nestes casos, os maiatos podem aparecer no horário indicado sem agendamento.
“Priorizem a vacinação”
Questionada sobre o número de maiatos maiores de 50 anos que falta vacinar, Emília Santos garante que “está muita gente já vacinada”.
Ainda assim, a vereadora deixa o apelo para que as pessoas “priorizem a vacinação em deterioramento de idas à praia e dos jogos de futebol”. A responsável afirmou que, durante o jogo entre Portugal-França, por exemplo, “o centro esteve vazio e com muitos profissionais à espera”.
A vereadora da saúde entende que a vacinação contra a covid-19 “é um direito” e que, mesmo não sendo obrigatório, “é um dever de responsabilidade e de civismo”. “A saúde pública é o nosso bem maior”, reforça.
Centro de Vacinação em Gemunde a funcionar para segundas doses da AstraZeneca
Ainda segundo a vereadora Emília Santos, o Centro de Vacinação em Gemunde, o primeiro a abrir na Maia, está agora “tipificado para a antecipação das segundas doses da AstraZeneca”.
A responsável diz-nos ainda que este centro, localizado na Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, “abre normalmente duas vezes por semana”, quando a Maia recebe estas vacinas.