Decorreu na tarde desta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, na sala de audiências do Tribunal da Maia, a tomada de posse dos membros eleitos à Delegação da Ordem dos Advogados da Maia, para o triénio 2023-2025.
Neste dia, tomou posse a nova Presidente da Delegação, Teresa Nogueira da Costa, o novo Tesoureiro, Cerejeira Leitão, a nova Secretária, Bernardete Ribeiro, e como Vogais, Paulo Araújo Dias, Nélson Ferreira, Gustavo Pintalhão Gonçalves e Maria Santa Rosa.
Vítor Aroso Maia, ex-presidente da Delegação, foi o primeiro a intervir nesta cerimónia. Vítor abraçou a presidência desta delegação em janeiro de 2017, tendo sido novamente eleito em 2020 para mais um triénio, período que terminou em janeiro de 2023, deixando agora o testemunho a Teresa Nogueira da Costa, que ficará no cargo até 2025.
“Este foi um mandato difícil. Nem dois meses depois da tomada de posse, estávamos todos em confinamento. Todas as dinâmicas tiveram que ser alteradas. E assim foi boa parte do mandato, só muito recentemente algumas delas puderam ser reativadas”, disse Vítor Aroso Maia.
Na sua intervenção, Vítor destacou a resiliência de todos, e o trabalho que todos tiveram para atingir os objetivos a que se propuseram ao longo dos mandatos. Um dos maiores feitos ao longo do período em que esteve ao comando desta Delegação foi a entrada em funcionamento do Juízo de Família e Menores, datado de 1 de setembro de 2021. Depois de decretada a sua criação em março de 2019, o Juízo de Família e Menores da Maia ganhou finalmente forma e entrou em funções.
Este espaço, a funcionar nas próprias instalações do Tribunal Judicial da Maia, recebeu inicialmente oito funcionários judiciais de Família e Menores vindos de Matosinhos, para onde seguiam todos os processos antes da criação deste Juízo. Com os funcionários vieram centenas de processos, “alguns pendentes desde 2003”.
Na hora da despedida, o advogado salientou ter sido uma “honra servir esta Delegação, uma honra servir a Ordem dos Advogados, uma honra e um orgulho servir os advogados da Maia”.
Teresa Nogueira da Costa, antiga Vogal da Delegação da Ordem dos Advogados da Maia, é agora a nova Presidente e começou por dizer que “é nosso desejo consolidar e manter a proximidade com todos os advogados, colocar-nos ao dispor de jovens advogados e advogados estagiários”.
“Apesar de neste último mandato finalmente termos assistido à abertura de dois Juízos de Família no Tribunal da Maia, pretendemos continuar a defender e a lutar pela qualidade da Justiça da Maia para os cidadãos e as empresas maiatas”, referiu a nova Presidente.
No seu discurso, Teresa mencionou ainda que é ainda um objetivo “elevar e dignificar a perceção da imagem dos advogados perante a comunidade”. “Vivemos tempos muito desafiantes para a advocacia, avizinham-se mudanças significativas no paradigma do exercício da profissão, seja nas modalidades desse exercício, sejam os desafios dos avanços tecnológicos,… temos de estar atentos, mas também preparados”, frisou.
Para finalizar, a nova Presidente deixou nota de que esta Delegação “pretende ser casa para todos os advogados e advogados estagiários”, salientando ainda estar “ao dispor de toda a comunidade “.