No âmbito dos trabalhos de reabilitação do Bairro do Sobreiro, um dos blocos existentes está a ser demolido.
O bloco de quatro andares que está atualmente a ser demolido, sito na Rua Central do Sobreiro, encontrava-se devoluto há vários anos.
A requalificação do Bairro do Sobreiro está avaliada em mais de 30 milhões de euros e deverá estar concluída até ao fim de 2020. Este grande projeto começou em 2016 com algumas obras em edifícios e, atualmente, também os espaços exteriores estão a sofrer intervenção. Nesta fase, além da continuidade da reabilitação dos prédios, serão criados jardins e melhoradas todas as infraestruturas como esgotos e pavimentos.
Esta requalificação urbanística encontrou apoio em fundos comunitários, que, segundo declarações de António Silva Tiago no final de 2019, a “Câmara soube aproveitar”. As obras dividem-se em reabilitação do edificado e requalificação dos espaços públicos.
A autarquia destacou ainda como grande novidade a construção da nova Praça do Oxigénio, que será o nome do novo Centro Comunitário, que constituirá “uma nova referência da arquitetura da cidade”.
Na apresentação pública do projeto, que aconteceu em outubro de 2019, Silva Tiago afirmou que quer “colocar o sobreiro no mapa”. Nos objetivos, a executar durante o prazo de um ano, está planeado requalificar os arruamentos, alargar os passeios e recorrer a soluções de iluminação que diminuam o consumo de energia.
A obra está a ser conduzida em parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Espaço Municipal.