A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve uma ama de 62 anos, residente na Marinha Grande, por suspeitas de maus-tratos a uma criança, num caso que ganhou destaque após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. A mulher, que exercia atividade sem licença, foi detida fora de flagrante delito e será presente a interrogatório judicial.
Segundo a agência Lusa, a detenção ocorreu após a PSP iniciar diligências relacionadas com um vídeo divulgado online pelo jornal Correio da Manhã, onde a suspeita é vista a dar banho de água fria e a agredir uma criança. Embora não tenha sido apresentada qualquer queixa oficial, o caso foi remetido ao Ministério Público, que confirmou a abertura de um inquérito. A Procuradoria-Geral da República referiu que as investigações decorrem na sequência de uma participação apresentada por uma cidadã.
No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ouvir as agressões continuadamente enquanto a criança sufoca em choro, enquanto a mulher que fala com sotaque de português do brasil, faz afirmações como:
“Tu sabe falar, tu sabe falar” e “cala a boca, cala a boca, cala a boca”, ou “toda a vez que fizer coco vai tomar banho frio e vai apanhar”, diz a “ama” que não tem licença para a função.
Ver esta publicação no Instagram
Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a ama não possuía licença para exercer atividade. Durante uma inspeção conduzida pelas autoridades, foram encontradas cinco crianças, com idades entre os 6 e os 24 meses, na sua residência. Os progenitores foram chamados ao local para recolherem os filhos e prestar declarações à PSP.
Os serviços da Segurança Social deslocaram-se à residência e garantiram que, em conjunto com os pais, estão a avaliar as necessidades das crianças envolvidas. Entre os menores identificados, três encontram-se já abrangidos por processos de promoção e proteção ativos, com acompanhamento judicial, segundo a presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Marinha Grande, Ana Alves.