A Polícia Judiciária deteve o principal suspeito do homicídio de Manú, jovem de 19 anos esfaqueado em Braga, junto ao Bar Académico da Universidade do Minho. O suspeito, de nacionalidade estrangeira, preparava-se para fugir de Portugal.
Foi detido esta quinta-feira, dia 17 de abril, pela Polícia Judiciária (PJ) o homem suspeito de ter assassinado Manú, jovem de 19 anos, na madrugada de 12 de abril, junto ao Bar Académico da Universidade do Minho, em Braga. O suspeito, de 27 anos e nacionalidade estrangeira, foi localizado numa zona isolada de Castelo Branco , onde se encontrava em fuga e em preparação para sair de Portugal.
De acordo com um comunicado da PJ, o crime ocorreu na sequência de uma altercação entre dois grupos, que terá começado com uma discussão verbal no interior do bar e que prosseguiu com confrontos físicos no exterior. Durante essa rixa, o agora detido terá utilizado uma faca para agredir Manú, atingindo-o na zona torácica e no membro superior direito. As lesões revelaram-se fatais, apesar da intervenção de equipas de emergência no local.
O Departamento de Investigação Criminal de Braga, com base num mandado de detenção emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Guimarães, levou a cabo diligências ininterruptas nos últimos dias, que culminaram com a identificação e captura do agressor. O detido será presente ao Tribunal de Vila Nova de Famalicão para primeiro interrogatório e aplicação de eventuais medidas de coação.
Manú, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Dona Maria II e residente em Braga, foi sepultado esta quinta-feira, após velório na Igreja Nova de Gualtar. De acordo com informações apuradas pelo jornal O Minho, o jovem terá alertado, momentos antes da rixa, para a presença de uma substância alucinogénia colocada na bebida de uma rapariga.
Entretanto, o Bar Académico foi alvo de dois ataques após o homicídio. No domingo à tarde, o espaço foi incendiado e, na madrugada de quarta-feira, foi atingido com cocktails molotov. Face à escalada de violência, a Universidade do Minho anunciou o encerramento temporário do estabelecimento.