O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal de Matosinhos, no dia 28 de maio, deteve dois homens, de 33 e 66 anos, por tráfico de estupefacientes, furtos e detenção de arma proibida, no concelho da Maia.
No âmbito de uma investigação despoletada por suspeita de tráfico de estupefacientes, que durou cerca de oito meses, os militares deram cumprimento a sete mandados de busca, das quais cinco em domiciliários, um em veículo e outro num armazém.
Durante as buscas ao armazém foi possível apurar que os suspeito desmantelavam viaturas furtadas para vender as sua peças em plataformas eletrónicas. Os militares apreenderam duas viaturas prontas a ser desmanteladas, e diversas peças de automóveis, nomeadamente jantes, motores, tetos panorâmicos, faróis, com o intuito de serem vendidas online. Além deste material os suspeitos tinham máquinas de diagnóstico e programação de centralinas de automóveis e respetivos componentes, como chips. Além deste material os suspeitos tinham ainda um inibidor de frequências, supostamente utilizado para facilitar a abertura das portas das viaturas escolhidas para desmantelar.
Neste armazém os militares ainda apreenderam 311 maços de tabaco sem estampilha fiscal, o qual era vendido num estabelecimento comercial nas imediações do local da busca.
Das restantes buscas foi apreendidas 17 doses de haxixe, duas doses de cocaína, duas caçadeiras, um revólver, uma pistola, dois sprays de gás pimenta, um telemóvel, um computador e cerca de 4 700 euros em numerário.
Os detidos foram presentes ontem, dia 30 de maio, ao Tribunal Judicial de Matosinhos, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva ao homem de 33 anos, e apresentações semanais no posto policial da área de residência, ao detido de 66 anos.