Nos boletins mais recentes, consta a indicação que esses dados serão atualizados “assim que possível”.
A Direção-Geral da Saúde (DGS), a propósito das novas medidas de combate à covid-19, interrompeu a atualização semanal dos casos acumulados por concelho. Em nota publicada no boletim diário, tinha dado conta que esta informação será atualizada na primeira semana completa de novembro, “na sequência da reformulação dos indicadores”. No entanto, nos boletins mais recentes, consta a indicação que esses dados serão atualizados “assim que possível”.
A última atualização foi já a 26 de outubro. Não são conhecidos os dados por concelho, nem mesmo para os 121 municípios onde estão a ser aplicadas medidas mais restritivas.
A não divulgação destes dados impede que os cidadãos acompanhem a evolução da pandemia no seu concelho, aumentando a dificuldade em adotar comportamentos de combate à propagação. Depois de terem sido revelados os 121 concelhos onde a pandemia se encontra numa situação mais severa, deixou de haver informação pública que auxilie os cidadãos.
A DGS pretendia que as medidas de controlo de Covid-19 tenham agora por base “a incidência cumulativa a 14 dias, que corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 000 habitantes”. A DGS pretende assim “que esta seja a principal métrica utilizada na avaliação de risco de cada concelho para que os cidadãos possam acompanhar a evolução da pandemia nos concelhos”. No entanto, não há informação.