Distrital Socialista confirmou ao início da tarde desta quarta-feira, dia 23 de junho, Francisco Vieira de Carvalho no lugar de Teresa Almadanim e reedição da Coligação com o JPP.
A Federação Distrital do Partido Socialista (PS) do Porto, liderada por Manuel Pizarro, confirmou que Francisco Vieira de Carvalho foi escolhido pela Comissão Permanente do PS (órgão nacional) como candidato à Câmara Municipal da Maia. A Federação indica que, neste momento, a “coligação eleitoral está a ser ultimada”.
Tal como em 2017, a candidatura será assente numa coligação entre o PS e o Junto Pelo Povo (JPP), depois de Teresa Almadanim, nome escolhido e anunciado pelo partido, ter sido preterida pela Nacional do PS.
Os socialistas dão conta de que a Comissão Permanente articulará agora com a Federação Distrital do Porto e com a Comissão Política Concelhia da Maia o desenvolvimento do processo eleitoral, “criando condições de mobilização que permitam uma solução vencedora”.
Recorde-se que Teresa Almadanim foi votada pela maioria da concelhia do PS Maia para ser a candidata do partido, mas viu, durante a madrugada desta segunda-feira, dia 21 de junho, uma decisão dos órgãos nacionais do partido preterir a indicação.
O presidente do PS Maia, Paulo Rocha, pediu desculpas, publicamente, e mostrou-se indignado com a situação.