Os dois primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus, em Portugal, são dois pacientes internados em hospitais da área do Porto.
As primeiras análises a um paciente internado no Hospital de Santo António, no Porto, foram positivas e outro paciente, internado no Hospital de São João, também estará infetado.
Os dois portugueses com resultados positivos do novo coronavírus estão em “estado estável”, de acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido.
Um deles é um homem de 60 anos, e começou por ter sintomas no dia 29 de fevereiro, tendo estado no norte de Itália. O outro caso positivo trata-se de um homem de 33 anos, que teve início de sintomas a 26 de fevereiro, e que esteve em Valência, Espanha.
A ministra da Saúde recomenda que as pessoas que venham da áreas afetadas, e que possam ter tido contacto com doentes, vigiem ativamente os sintomas e contactem a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para terem aconselhamento.
Marta Temido acrescentou ainda que “será caso a caso e em função do contacto e do aconselhamento obtido através desse contacto que poderão ser definidas outras medidas.” Vão ser ainda aplicadas aos voos vindos de Itália medidas de “rastreabilidade de contactos e um reforço daquilo que é a informação aos provenientes dessas regiões, no sentido de insistir em que as pessoas estejam atentas a estado de saúde e que se tiverem qualquer sintoma, contactem o SNS 24 em lugar de se dirigirem diretamente aos serviços de saúde”.