Tal como o NOTÍCIAS MAIA tinha avançado na sexta-feira, dia 2 de junho, o Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, deteve em flagrante, no dia 29 de maio, dois homens com 35 e 43 anos, por roubo qualificado no interior de veículos, no concelho da Maia.
Tratam-se de dois irmãos, suspeitos de terem realizado cerca de quinze assaltos a automóveis na Zona Industrial da Maia, nas imediações de três restaurantes, ao longo de dois meses, de acordo com o Jornal de Notícias. A proximidade entre os estabelecimentos facilitava a ação dos suspeitos, que também eram consumidores de drogas, permitindo-lhes mover-se facilmente de um estacionamento para o outro, roubando vários veículos num só dia.
De acordo com o mesmo jornal, o método utilizado pelos assaltantes era sempre o mesmo: durante a hora do almoço, o irmão mais novo percorria os automóveis, enquanto o mais velho ficava de vigia. Caso encontrassem um veículo interessante, o suspeito mais novo partia o vidro traseiro, rebatia o banco e levava consigo os objetos de valor encontrados na mala.
O primeiro assalto ocorreu no dia 20 de março, totalizando 16 assaltos ou tentativas, reportados às autoridades. Segundo o JN, as autoridades começaram a investigar o caso no final de maio, e os suspeitos foram detidos pela GNR no dia 29 de maio.
Um deles terá mesmo estado no tribunal na Maia, por um outro crime, mas após a audiência terá roubado dois veículos, um no Porto e outro num dos três restaurantes na Zona Industrial da Maia.
Após a determinação das medidas cautelares, o irmão mais velho está obrigado a comparecer três vezes por semana na esquadra da sua área de residência e a receber tratamento para a sua dependência de drogas. Já o irmão mais novo será internado numa comunidade terapêutica e estará sob vigilância eletrónica, em prisão domiciliária.