Depois de sete funcionárias da creche Santa Maria de Avioso testarem positivo à Covid-19, também duas crianças estão infetadas.
Uma creche da Santa Casa da Misericórdia da Maia, localizada no Centro Cívico de Santa Maria de Aviso, foi encerrada esta terça-feira, dia 6 de outubro, por terem sido detetados casos positivos entre trabalhadores.
O NOTÍCIAS MAIA falou com Carlos Moreira, consultor jurídico da Misericórdia da Maia, tendo o mesmo avançado que, além dos casos positivos das funcionárias, também duas crianças estão infetadas. Estas duas crianças foram testadas por iniciativa dos pais, de forma privada, tendo mesmo uma delas apresentado alguns sintomas do vírus.
Os resultados foram comunicados à creche, pelos pais, nesta quinta-feira, dia 8. Ao NOTÍCIAS MAIA, Carlos Moreira explica que a situação foi atualizada junto da delegação de saúde mas que, até então, ainda não há mais nenhuma diretriz.
Primeiro caso em funcionária
O primeiro caso de uma funcionária terá sido comunicado à instituição esta segunda-feira, 5 de outubro. Trata-se de uma trabalhadora que teve alguns sintomas durante o fim-de-semana e que, depois de ligar para o SNS 24, lhe foi pedido para aguardar alguns dias em casa. A funcionária optou por fazer o teste por conta própria e o resultado revelou-se positivo.
Depois de informada, a Santa Casa contactou a Delegação de Saúde e a ordem foi para que os funcionários da Creche e do Pré-Escolar fossem testados. Destes 21 trabalhadores, sete testaram positivo e oito aguardam ainda resultado. As autoridades de saúde decretaram que a creche fosse encerrada e que as 40 crianças que a frequentam, do berçário aos 36 meses, fossem para casa em isolamento profilático.
Sobre o porquê do Pré-Escolar continuar em normal funcionamento, Carlos Moreira explica que Creche e Pré-Escolar funcionam de forma separada mas que há espaços comuns para os funcionários de ambos os espaços. Não há ainda indicação sobre quando a creche poderá reabrir.
Sobre a existência de mais casos positivos na Santa Casa, o consultor jurídico indicou que, a 14 de setembro, uma colaboradora, que não seria efetiva no local, testou positivo e que, nessa altura, todos os funcionários foram testados tendo o resultado sido negativo.
O NOTÍCIAS MAIA contactou ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Castêlo da Maia, Manuel Azenha, tendo o autarca explicado que não está ocorrente dos pormenores do surto na creche, visto que a junta apenas cede as instalações e que a gestão é da Santa Casa da Misericórdia.