O ISMAI passa, a partir desta quarta-feira, dia 21 de julho, a ter o estatuto de Universidade.
O concelho da Maia já tem uma Universidade. O ISMAI viu ser aprovado o estatuto de universidade e vai passar a ser denominado como Universidade da Maia já a partir do próximo ano letivo. Transitam para a instituição os ciclos de estudos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e registados pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) a funcionar no Instituto Universitário da Maia.
O processo de certificação durou cerca de três anos, um tempo extenso que marca mais uma etapa na vida desta instituição de ensino privada. Já em 2014 o nome tinha sido alterado de Instituto Superior da Maia para Instituto Universitário da Maia -ISMAI.
Agora, a publicação em Diário da República, o Decreto-Lei nº 61/2021, aprova a alteração da designação do ISMAI para Universidade. No artigo 14º pode ler-se que “a Universidade da Maia é uma instituição orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental”.
A entidade instituidora da Universidade da Maia é a Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior, C. R. L., cooperativa com sede no concelho da Maia.
A Universidade da Maia ministra 13 licenciaturas, 17 mestrados e 2 doutoramentos.