A Escola Básica de Ferronho alcançou o 3.º prémio da categoria 1 na Campanha Green Cork do ano 2021/2022. O estabelecimento de ensino atingiu um resultado de 3,94 Kg/aluno de rolhas de cortiça.
O Green Cork Escolas é um programa que “aposta na parceria com a comunidade escolar, social e escutismo na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza. Visa a promoção da sustentabilidade e divulga a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável”, detalhou a autarquia maiata.
A recolha de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro, a única árvore do mundo com cortiça.
As escolas da Maia entregaram cerca de 1,1 toneladas de rolhas de cortiça, ajudando a aumentar os resultados atingidos na última campanha, chegando quase às 15 toneladas de rolhas entregues. Com esta recolha, os estabelecimentos de ensino do Município da Maia contribuíram para a plantação de cerca de 2500 árvores autóctones.
Implementado desde o ano letivo de 2008/09, no programa Green Cork Escolas participam jardins de infância, escolas e agrupamentos escolares de todas as partes do país, e pretende envolver esta comunidade no projeto Green Cork.