O projeto foi pensado e elaborado pelos alunos da escola no âmbito do projeto NEMESIS. O resultado final demorou 2 meses a ficar concluído e a inauguração aconteceu na passada terça-feira, dia 30 de junho.
A EB1 de Gueifães tem agora um novo espaço de recreio onde os jogos de tabuleiros são os protagonistas. Quem não se recorda dos Labirintos, do Jogo da Glória ou de jogar Damas? Agora imagine tudo isso desenhado no recreio e onde as peças dos tabuleiros são as próprias crianças. Além dos jogos de tabuleiro, estão ainda desenhadas atividades como a Macaca, o Twister, o Tiro ao Alvo, entre outras.
Foi esta a ideia que os deputados do Parlamento de alunos da EB1 de Gueifães tiveram e quiseram realizar, no âmbito do projeto NEMESIS deste agrupamento. Estes deputados começaram por partilhar várias propostas de melhoria para a sua escola. A pergunta “O que poderíamos fazer para tornarmos as pessoas mais felizes no espaço da nossa escola?” acabou por ver a sua resposta assentar na pintura de jogos no chão do recreio. Depois da ideia, foi preciso seguir com o planeamento para que fosse possível concretizar. Propostas de jogos, o material necessário e as regras do jogo foram alguns dos temas debatidas.
Os dois meses de concretização e construção deste novo espaço de recreio foram possíveis graças às famílias dos alunos e ao apoio da Junta de Freguesia e à Câmara Municipal.
O resultado? Um recreio totalmente novo onde os alunos poderão brincar sozinhos ou em grupo desenvolvendo as capacidades motoras, cognitivas e de perceção visual.
A inauguração contou com o diretor do Agrupamento de Escolas da Maia, Rui Duarte, com a vereadora da Educação, Emília Santos, com a presidente da Junta de Freguesia Cidade da Maia, Olga Freire, com alguns alunos e outros convidados.
O projeto NEMESIS entende-se como um novo modelo educacional para o desenvolvimento de competências em inovação social.