Um eclipe solar híbrido vai acontecer esta quinta-feira, dia 20 de abril. Este fenómeno só é visível nas partes do planeta que estejam por baixo da sombra da lua, sendo que Portugal não está incluído nessa lista.
Eclipses solares ocorrem quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra. Já o eclipse solar híbrido, um fenómeno mais incomum, é uma mistura do eclipse solar total para anelar (em formato de anel), que altera a sua forma à medida que a sombra da lua passa pela Terra.
O Dr. Greg Bowen, astrónomo do Royal Observatory adiantou ao jornal britânico Daily Mail que este eclipse apenas será visível em algumas partes do sudoeste asiático, do sudoeste do Oceano Índico, do ocidente do Oceano Pacífíco, do Equador e da Austrália, por volta das 11h30, conforme a hora local.
Para as pessoas que não conseguirem visualizar o eclipse, o canal de YouTube “timeanddate” vai mostrar o evento em direto, para que seja possível visualizar este fenómeno tão pouco habitual.
Este acontecimento não surge todos os dias, nem todos os meses, nem todos os anos. O último eclipe solar híbrido aconteceu em 2013, e estima-se que o próximo (depois do dia 20 de abril), seja apenas daqui a oito anos, em 2031.