A Câmara Municipal da Maia encerrou temporariamente o Ecocaminho da Maia devido à excessiva concentração de pessoas em circulação.
Considerando o estado de emergência e as disposições legais impostas pelo decreto do Presidente da República, n.º 6-B/2021, de 13 de janeiro, e tendo verificado uma excessiva concentração de pessoas em circulação, a Câmara Municipal da Maia decidiu encerrar temporariamente o Ecocaminho, por razões de segurança sanitária.
De acordo com o município, “esta medida conta certamente com a compreensão da comunidade, visto que pretende proteger a vida e a saúde das pessoas, evitando uma exposição desnecessária ao risco de contágio”.
Mesmo assim, o encerramento deste equipamento não impediu que ao longo do fim-de-semana existissem aglomerações de pessoas que desafiaram a sinalização.
O Ecocaminho corresponde a um troço da antiga linha ferroviária de Guimarães integrado num percurso mais abrangente, desde a Quinta dos Cónegos, na freguesia da Cidade da Maia, ao antigo Apeadeiro de Mandim, na extinta freguesia de Barca, atual freguesia do Castêlo da Maia. Está atualmente em curso a extenção do mesmo, entre a estação de metro de Mandim e o Norte do Castêlo da Maia.